Logo
Empresa  |  Soluções e Tecnologias  |  Equipes  |  Obras  |  Parceiros  |  Contato  |  Principal
 
Notícias e Eventos ¬

Fique por dentro das novidades da Siderúrgia
e do mercado em geral.

19/10/2016
Concreto no Brasil é de qualidade, mas pode ser aperfeiçoado, apontam especialistas
 
08/09/2016
4 erros que não se deve cometer na gestão de canteiros de obras
 
23/08/2016
Pavimentar ou asfaltar. Um desafio da comunicação
 
27/06/2016
Os desafios da construção para investimentos não residenciais
 
06/06/2016
COMO CONTRATAR COM SEGURANÇA A EXECUÇÃO DE PISOS INDUSTRIAIS
 
07/11/2015
Custo da construção civil sobe 0,3% em outubro, segundo IBGE
 
11/08/2015
Execução de Pisos Industriais de Concreto e Revestimentos de Alta Resistência
 
05/11/2014
Os 20 bairros de São Paulo que mais ganharam imóveis em 2014
 
03/11/2014
Setor cerâmico busca aquecer indústria da construção civil
 
03/11/2014
Fundos imobiliários estão com desconto. É hora de investir?
 
 
 
4 erros que não se deve cometer na gestão de canteiros de obras
08/09/2016
 
Imagem Não importa se a sua empresa é uma grande ou pequena organização, o melhor momento para desenvolver métodos de gestão de canteiros de obras que tornarão as operações mais simples e rentáveis é agora.



A verdade é que nada vai mudar até que haja uma percepção geral e ocorram mudanças de cima para baixo. Ou seja, para que a gestão de canteiros de obras possa ser bem-sucedida, você deve primeiro implantar melhorias na equipe de liderança, antes de esperar ver uma diferença no desempenho dos operários. Nos negócios, geralmente, os erros de gestão custam tempo e dinheiro às empresas. São esses mesmos erros que impedem os empreiteiros de alcançar seu verdadeiro potencial, e, infelizmente, por isso vemos tantos saírem do mercado.

Para evitar que a sua empresa cometa os mesmos erros na gestão de canteiros de obras, trouxemos aqui algumas dicas do que é preciso evitar para o sucesso do empreendimento. Acompanhe!


1. Falta de atenção ao escopo completo do projeto

Embora a experiência seja nosso maior professor, ela também pode ser uma perigosa capa de autoconfiança. Não se pode permitir que a riqueza da experiência do gestor o coloque em uma rotina automática permanente ao criar estimativas.

Essa é uma característica muita perigosa, ocorrida comumente, de maneira a se perder o foco de condições especializadas ou requisitos de engenharia complexos, que poderiam exigir diferentes estratégias, equipamentos, custos de trabalho etc., além do que é habitual.


2. Gerar retrabalho nos serviços realizados

Infelizmente, não são nada raras as vezes em que, por diversos problemas, há a necessidade de se realizarem diversos tipos de retrabalho em canteiros de obras. Esse tipo de ação gera inúmeros tipos de prejuízos, e entre os mais comuns estão a maximização de gastos com novos materiais, a perda de mão de obra relativa ao fato de precisar ocupar os operários com algo que já foi feito uma vez antes e, automaticamente, a expressiva redução de lucros.

Dessa forma, é cada vez mais importante aprender formas de eliminar esses retrabalhos durante a gestão de canteiros de obras.


3. Não diversificar no processo interpessoal

O papel de todo profissional na gestão de obras é bastante delicado, especialmente por envolver, em diversos casos, grande número de pessoas. Em cada grupo de colaboradores, você sempre vai encontrar particularidades no processo, que farão com que o seu foco precise funcionar de maneira adequada a cada caso, e não de forma universal.

É preciso identificar o perfil de cada colaborador para poder saber a melhor maneira de lidar com cada um e, assim, poder estimular e extrair o melhor desempenho com sua liderança na gestão de canteiros de obras.


4. Não se comunicar de forma adequada

Em toda e qualquer atividade que envolva relacionamentos interpessoais, é imprescindível que se tenha uma ótima comunicação. O gestor precisa saber como passar seus objetivos para o projeto, como vai funcionar cada etapa e que tarefas cada colaborador deverá executar. Durante a execução da obra, ele ainda precisará manter um bom funcionamento de todo o processo, ou seja, a comunicação é constante. É fundamental não deixar nenhum tipo de dúvida ou margem para contestação das decisões tomadas. Clareza é essencial.



Fonte: awacomercial.com.br
 
 
 
Empresa  |  Soluções e Tecnologias  |  Equipes  |  Obras  |  Parceiros  |  Contato  |  Restrito  |  Principal
RdS Engenharia para Pisos
Rua Itapetininga 121, Trujillo – Sorocaba / SP | CEP: 18.060-565
Saiba como chegar

Contatos
15 3221.3382 - 3222.6418 :: RdS.eng@terra.com.br
RdS Engenharia para Pisos / Copyright 2014 - Todos os direitos reservados Desenvolvido por Rede3D